Misteriosa e inexplicável nuvem está viajando em alta velocidade pela Via Lácta

Nem sua natureza, nem sua origem podem ser totalmente explicadas.

Estas palavras foram escritas por uma equipe de astrônomos da Universidade Keio, no Japão, para descrever uma estranha nuvem de moléculas, super rápida, que atualmente está viajando pela Via Láctea, contra a direção do giro da nossa galáxia.  A nuvem mede mais de dois anos-luz de comprimento e está cortando a galáxia em velocidades nunca observadas em nuvens de poeira espacial.

A nuvem, apelidada de “the Bullet” (a Bala [projétil]), está viajando em velocidades que aproximam 120 km por segundo. Ela também está esticando à medida que voa pelo espaço, expandindo à uma taxa de 50 km/s.

A nuvem foi avistada usando telescópios do Rádio Observatório Nobeyama, no Chile. Atualmente, os astrônomos não podem explicar a incrível velocidade da nuvem, mas propuseram dois possíveis cenários, ambos os quais envolvem um buraco negro.

No primeiro cenário, uma explosão causada por uma enorme supernova poderia ter empurrado uma nuvem de gases e poeira interestelares através de um buraco negro relativamente pequeno. A força gravitacional do buraco negro poderia ter agido como um motor, acelerando as porções da nuvem, a qual conseguiu escapar de seu ‘horizonte de evento’ – o ponto gravitacional de um buraco negro que uma vez passado é impossível retornar.